Grupo de Estudos

    FORMATO dos GRUPOS DE ESTUDO

     

    Os grupos de Estudo possuem um diferencial muito importante, pois permitem que o profissional, que está captando novas informações, coloque em prática no consultório e tire suas dúvidas no decorrer do curso, pois trata-se de 7 módulos ao longo de mais de 1 ano. Em cada módulo são ministrados dois dias de teoria e um dia é reservado para o planejamento de casos clínicos dos participantes, onde os novos conhecimentos são incorporados. Os módulos são:

     

    1 - Planejamento I - Pacientes Adultos com Dentadura Hígida - Nesse módulo todo o conceito de planejamento clínico, desenvolvido pelo Dr. Marcos, é aplicado em múltiplas más oclusões. Nessa abordagem, é utilizado o planejamento por filtragem, um método revolucionário, baseado no posicionamento dentário e perfil do paciente, onde as várias opções de tratamento vão sendo refinadas, até chegar na melhor proposta. 

     

    2 - Mecânica I -  O método de mecânica simplificada “Ortodontia linear”, é uma proposta de tratamento que permite trabalhar a essência de qualquer tratamento, independente dos braquetes utilizados. O clínico terá uma visão clara de como identificar e evitar situações de impasse no meio do tratamento, fechamentos de espaços de extrações, mecânicas de Classe I, II e III, transversais e etc…

     

    3 - Planejamento II - Pacientes em Crescimento

    Tratamentos Ortodônticos na Dentadura Mista - Indicações, objetivos e possibilidades

    Tratamentos Ortopédicos de Classe II e III - Quando, como e porque tratar 

    Tratamentos de Classe I, II e III com e sem extrações.

    Protocolos de tratamento definidos por parâmetros cinicos que simplificam e dão objetividade ao trabalho do ortodontista.

     

    4 - Mecânica II - Nesse módulo os conhecimentos de mecânica continuam e há uma grande ênfase nos tratamentos com elásticos intermaxilares (agitais, verticais e transversais) e também tratamento dos casos com reabsorções radiculares e traumatismos dentários.

     

    5 - Planejamento III - Tratamento Interdisciplinar - Como a Ortodontia permite a manipulação de todo o periodonto, o conhecimento de como isso acontece, os limites periodonto, as mecânicas em pacientes mutilados e as possibilidades de tratamento, abrem um leque de opções para o clínico avaliar tratamentos que envolvem a Periodontia, Prótese, Dentística e Implantologia. Será mostrado como o ortodontista trabalha como um “regente” em casos de necessidades múltiplas.

     

    6 - ANCORAGEM ESQUELÉTICA

    Escolha dos mini-implantes: Parafusos intra-alveolares, extra-alveolares e parafusos no palato.

    Posição do mini-implante: Fatores que devem ser levados em consideração

    Conhecimento anatômico das áreas de eleição

    Técnicas de instalação e recomendações aos pacientes (videos de instalação em diversas situações)

    Instalação direta (sem necessidade de brocas ou perfuradores em todas as áreas) - Parafusos intra-alveolares, extra-alveolares e parafusos no palato.

    Cuidados pós-operatórios

    Tempo para aplicação de carga e forças utilizadas

    Tipos de movimentos e mecânica aplicada

    Intrusão de dentes anteriores e posteriores

    Retração anterior e fechamento de espaços

    Distalizações superiores e inferiores

    Mesialização de molares

    Correções de planos inclinados na maxila

    Correções da linha média superior (Tudo extensivamente exemplificado com casos clínicos)

    Remoção dos parafusos

    PRÁTICA

    Instalação de Mini-implantes em mandíbula de suínos (sensação real do osso humano em várias densidades)

     

    7 - Planejamento IV- Grandes compensações e Preparo Pré-cirúrgico - Quando o paciente apresenta discrepâncias esquelética mais acentuadas, haverá sempre a possibilidade de tratamento ortodôntico compensatório ou cirúrgico. Os limites clínicos e biológicos nas tomadas de decisões são descritos de uma maneira bem simplificada, dando ênfase no prognóstico, em como a face pode ser afetada (efeitos colaterais) e, no caso de cirurgia, como elaborar um ótimo preparo pré-cirúrgico.

     

    8 - Finalização em Ortodontia - No módulo de finalização, “refinamento” é a palavra de ordem. Protocolos de finalização bem elaborados serão transmitidos para que os seus casos fiquem “daquele” jeito: encaixados. Também serão abordados os casos de agenesias dentárias e racionamento de dentes impactados.

     

     

     

     

     

    CIDADES E CONTATOS

     

     

    Início em 2018

    Agosto - São Paulo (capital) - Coordenadora - Karina - karinaducatti@gmail.com

    Fone e Whats app  - 14 99716 6661 

    Novembro - Belo Horizonte - Coordenadora Dra Ariane - arianeemail@yahoo.com.br

    Outubro 2018 - Porto Alegre - www.igeors.com.bregre